top of page
Âncora 1
7.jpeg
CGH MARAVILHA

A CGH Maravilha possui potência instalada de 1,3 MW (ou 1.300 kW). 

Com essa potência é prevista uma energia média de 0,65 MWméd, possibilitando uma geração média anual de 5.661 MWh/ano.

Está localizada em Mangueirinha PR, no Rio Covó, km 13,2, contados a partir da foz no rio Marrecas, sub-bacia do rio Iguaçu, bacia do rio Paraná.

dfdf.png
SOBRE A CGH

As obras da usina foram iniciadas em setembro de 2023 através da limpeza preliminar e supressão vegetal nas áreas pré-definidas, bem como instalação do canteiro de obras. 

​A hidrelétrica foi construída na abrangência de Floresta Ombrófila Mista e as áreas destinadas as estruturas civis da hidrelétrica abrangem matas em estágio médio de sucessão, dentro da preservação permanente do rio Covó.

Âncora 2
Âncora 3
2.jpeg
DESVIO

O arranjo projetado para a CGH Maravilha busca o aproveitamento ótimo das quedas naturais existentes no trecho de rio considerado conforme premissa já seguida na fase de Inventário Hidrelétrico.

O aproveitamento é do tipo desvio, onde as águas a serem turbinadas serão conduzidas ao circuito adutor diretamente do rio pela margem esquerda, aproveitando um meandro com pequeno desnível natural e sem necessidade de executar barragem e vertedor.

Âncora 4
1.jpeg
CIRCUITO ADUTOR

O circuito adutor é composto de bocal de captação, canal adutor revestido com membrana PEAD, câmara de carga, conduto forçado e casa de força, explorando um desnível bruto de 25,30 m entre as elevações 893,30m montante e 868,00m jusante

Âncora 5
8.jpeg
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Como este empreendimento não forma reservatório, a área alagada no NAM neste arranjo consolidado é nula. Consequentemente, a faixa de preservação permanente (APP) também é nula.

 

Concomitante, sem barragem, não há formação de volume represado, sendo considerada como uma usina a fio d’água, sem deplecionamento de reservatório, e sem volume útil.

Âncora 6
4.jpeg
CASA DE FORÇA

A casa de força está situada na margem esquerda do rio Covó, no município de Mangueirinha (PR), onde os acessos estão já devidamente implantados, cabendo apenas melhorias.

A potência instalada sugerida para este aproveitamento modelado é de 1,30 MW, com engolimento nominal de 6,19 m³/s, que possibilita uma geração média anual esperada de 0,65 MWmed ou 5.666 MWh/ano

Âncora 7
bottom of page